Central de Imprensa

Diabetes: 6 coisas que você precisa saber


Mais de 12 milhões de brasileiros têm diabetes. Ela é uma doença bastante silenciosa e, normalmente, quando a pessoa sente algum sinal ou sintoma é porque já é portador desta patologia que é crônica. Porém, apesar de não ter cura, é possível controlar e, principalmente, prevenir.

Se você quer saber mais sobre o diabetes, confira abaixo uma lista com seis das principais dúvidas e informações sobre o assunto!

1. O que é o Diabetes?

É uma doença metabólica cuja principal característica é a elevação das taxas de açúcares no sangue. 

Quando comemos algo, os açúcares desse alimento são absorvidos pelo nosso corpo e vão parar na corrente sanguínea. Aí entra em cena a insulina, um hormônio fabricado pelo pâncreas cujo papel principal é “resgatar” esse açúcar e armazená-lo como fonte de energia.

O grande problema do diabético é a baixa produção de insulina, motivo pelo qual uma quantidade muito maior de açúcar fica no sangue, gerando diversos problemas de saúde.

2. Existe mais de um tipo de diabetes?

Na verdade, existem 2 tipos de diabetes e vamos explicar cada um separadamente.

Diabetes tipo 1

O diabetes tipo 1 acomete mais jovens e está relacionado a um problema genético, por isso se comporta como uma doença autoimune. 

O próprio sistema de defesa do organismo ataca o pâncreas e, assim, as células responsáveis pela produção de insulina morrem. Em resumo, o corpo não consegue produzir insulina o suficiente para “resgatar” o açúcar no sangue.

Diabetes tipo 2

Acomete mais idosos e está relacionado ao fato de um uso constante e frequente do pâncreas mais do que ele pode suportar.

Uma pessoa que passa toda a vida com uma alimentação rica em açúcares simples e poucas fibras têm grandes chances de desenvolver o diabetes tipo 2. É como se o pâncreas já estivesse cansado e não consegue mais acompanhar o ritmo.

Diabetes gestacional

Além dos dois tipos mais comuns, também existe o diabetes gestacional que, como o próprio nome sugere, só acomete gestantes.

Isso ocorre quando a placenta reduz a ação da insulina no corpo, afinal de contas, o feto precisa desse açúcar, dessa energia. Para tentar compensar essa situação, o pâncreas aumenta a produção de insulina, podendo levar a um quadro de diabetes gestacional.

Essa é uma condição que deve ser evitada ao máximo e, caso aconteça, o controle e acompanhamento médico são de grande importância, pois pode causar danos na formação do bebê e ele tem mais chances de se tornar obeso na idade adulta.

3. O que é pré-diabetes?

Trata-se de um quadro clínico onde o paciente é identificado como alguém que está muito perto de desenvolver a doença. 

São aquelas pessoas que apresentam o exame de glicose com números mais elevados que o normal, mas não alto o suficiente para entrar na faixa considerada pela doença em si.

E, se tomados os devidos cuidados, é possível reverter a situação.

4. Quais os principais sinais e sintomas?

Existem alguns indícios que podem ligar o sinal de alerta nas pessoas. Elas devem ficar atentas para um possível diagnóstico de diabetes ou mesmo pré-diabetes. Podemos citar:

  • Alteração na visão;

  • Impotência sexual;

  • Aumento da fome;

  • Várias idas ao banheiro e, consequentemente, mais sede;

  • Feridas que demoram para cicatrizar;

  • Neuropatias (fraqueza e dormência, por exemplo).

5. Quais os fatores de risco?

Há características que tornam as pessoas mais suscetíveis que outras a desenvolver a doença. Entre elas:

  • Hipertensão;

  • Altos níveis de colesterol;

  • Estar acima dos 40 anos (diabetes tipo 2);

  • Estresse emocional constante;

  • Hereditariedade;

  • Obesidade, mesmo a infantil;

  • Uso de medicamentos à base de cortisona;

  • Não praticar exercícios regularmente;

  • Consumo excessivo de açúcar.

6. Como é feito o tratamento do diabetes?

O tratamento da doença vai depender do tipo que a pessoa tem. Por exemplo, quem tem o tipo 1 precisará tomar insulina pelo resto da vida para compensar a baixa produção desse hormônio.

Já quem tem diabetes tipo 2 deve mudar a dieta e reduzir consideravelmente o consumo de açúcar simples; priorizar alimentos ricos em fibra como frutas, verduras e hortaliças e fazer exercícios físicos regularmente. É possível também controlar a doença pelo uso de medicamentos em fases mais avançadas, mas somente sob orientação médica.

Para prevenir o diabetes tipo 2, o melhor a fazer é ter uma vida saudável; deixar o cigarro, álcool, sedentarismo e alimentos ricos em açúcares de lado. Isso ajuda na prevenção não só do diabetes, mas também de uma série de outras doenças.

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a cuidarem melhor da saúde!