Central de Imprensa

Médico fala sobre infecções de vias áreas e H1N1


O médico pneumologista e diretor técnico do Hospital Arnaldo Gavazza/HAG, Rovilson Lara, em entrevista ao repórter da TV Educar de Ponte Nova, Ricardo Motta, falou sobre infecções de vias áreas superiores, H1N1 e Alergias. A entrevista irá ao ar em dois dias, durante a programação do Jornal Educar, apresentado pela jornalista Isabella Otoni, que começa às 18h30 e tem meia hora de duração, com reprise no dia seguinte, sempre ao meio dia.

O inverno é uma época do ano propícia para que as infecções de vias aéreas superiores se desenvolvam com mais facilidade, principalmente em crianças menores de 2 anos e adultos maiores de 60, devido a baixa umidade do ar. "Mesmo que a casa esteja higienizada, existem os ácaros e a poeira do próprio ambiente, que são alguns dos grandes responsáveis por provocar sintomas respiratórios como renites, sinusites e bronquites", ressaltou Rovilson Lara. As pessoas que são alérgicas devem tomar um cuidado especial nesta época do ano, "pois uma alergia que não for tratada de forma correta pode se transformar em uma doença bacteriana, como a pneumonia", destacou o médico.

As infecções de vias aéreas superiores podem ser causadas por vírus ou bactérias. Cerca de 80% das infecções são causadas por vírus, enquanto que apenas 20% são causadas por bactérias. Os principais sintomas são: tosse, coriza, dificuldade para respirar, dor de garganta e febre. Estas infecções se espalham rapidamente pelo contato com pessoas doentes, que liberam os microrganismos pela saliva e secreção nasal. O contato das secreções com as mãos e destas com o rosto é um meio importante de disseminação. Durante os meses mais frios, como as pessoas tendem a ficar aglomeradas em locais fechados, a propagação das infecções é ainda maior.

H1N1

Ponte Nova, até o momento, já registrou dois casos de H1N1, conforme dados informados pela Secretaria Municipal de Saúde do município. Rovilson chama a atenção para o risco desta infecção, que pode levar a óbito: "A nossa preocupação, maior, é durante o inverno. Em 2012, conforme dados do Ministério da Saúde, houve 360 mortes confirmadas por H1N1 e a única forma de prevenção é a vacinação, principalmente em grupos de risco como crianças menores de dois anos, idosos acima de 60 anos, puérperas, gestantes, profissionais da área da saúde e doentes crônicos", frisou.

Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais, a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º, 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência, devem procurar um posto de saúde o mais rápido possível.

Em Ponte Nova, estão sendo distribuídos medicamentos (mediante prescrição médica), pela Secretaria Municipal de Saúde, além de vacinação de grupos de risco. Por esse motivo, conforme nota da assessoria de comunicação da prefeitura, a secretaria está disponibilizando formulário para o preenchimento médico com o intuito de organizar a distribuição do antiviral oseltamivir. As pessoas que fazem parte do grupo de risco e que ainda não se vacinaram devem procurar as Unidades Básicas de Saúde dos bairros São Pedro, Triângulo, Santo Antônio e PAM Esplanada.

Clarissa Guimarães

 

Assessoria de Comunicação
Hospital Arnaldo Gavazza

www.gavazza.com.br

www.plamhag.com.br
 (31) 3819-5054

FAX  (31) 3819-5001
Av Dr José Grossi, nº 16 - Guarapiranga
Ponte Nova - MG - 35430-213


Autor: Clarissa Guimarães - Assessoria de Comunicação