Central de Imprensa

Congresso Internacional de Enfermagem em Hemodinâmica


A capacitação dos colaboradores, seja do corpo administrativo ou assistencial do Hospital Arnaldo Gavazza/HAG, é uma das ações valorizadas pela Instituição e que a colocam como referência regional em vários serviços. Recentemente, entre os dias 23 e 27 de julho, a enfermeira do setor de Hemodinâmica, Luzia Mariano Saqueto, esteve em São Paulo participando do Congresso Internacional de Enfermagem em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista da Amécica Latina, uma parceria entre a Latin American Society of  Interventional Cardiology/Solaci e a Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista/SBHCI. O evento reuniu professores de diferentes partes do mundo e apresentou Casos de Vida de seis renomados hospitais, dentre brasileiros e do exterior.

"Vivenciar outras experiências e casos de sucesso demonstram o quanto ainda temos que aprender e o quanto já evoluimos na medicina. Somos um Hospital de referência regional em Cardiologia e não ficamos muito atrás de hospitais renomados como: Hospital Beneficência Portuguesa e Instituto do Coração, ambos em São Paulo. Nossa equipe médica, estrutura física e aparelhos, garantem atendimento de qualidade, com resolutividade e segurança para o paciente", ressaltou Luzia Saqueto.

Na programação do Congresso, os participantes aprenderam um pouco mais sobre qualidade hospitalar, segurança do paciente, procedimentos e protocolos em Hemodinâmica, indicadores em Hemodinâmica, Cuidados de Enfermagem em Hemodinâmica, dentre outros assuntos ligados à área.

Hemodinâmica no HAG

O setor de Hemodinâmica do HAG foi todo reformado, recentemente, após aquisição de novo aparelho com sistema digital de última geração, da marca GE Innova 2000. A mudança aconteceu para proporcionar mais conforto e segurança aos pacientes do SUS, PLAMHAG, demais convênios e particulares. No setor são realizados, aproximadamente, 1.400 exames por ano.

O setor, que existe há 15 anos, conta com equipe médica altamente capacitada e em constante atualização tendo como médicos responsáveis: René Miranda, Alexandre Vasconcelos, Mauro Isolani e Roberto Crepaldi, além de toda equipe de técnicos e enfermeiros. A Hemodinâmica tem uma taxa de ocupação de 95%, numa média de 130 procedimentos/mês. De acordo com dados da enfermagem foram realizados, somente no mês de junho, 29 angioplastias, 16 arteriografias, 84 cateterismos e 1 valvuloplastia.

Clarissa Guimarães

 

Assessoria de Comunicação
Hospital Arnaldo Gavazza

www.gavazza.com.br

www.plamhag.com.br
(31) 3819-5054

FAX  (31) 3819-5001
Av Dr José Grossi, nº 16 - Guarapiranga
Ponte Nova - MG - 35430-213


Autor: Clarissa Guimarães - Assessoria de Comunicação