Central de Imprensa

Cirurgia Bariátrica


Desde novembro de 2008 o Hospital Arnaldo Gavazza/HAG realiza Cirurgia Bariátrica, popularmente conhecida como cirurgia de redução do estômago. Até o momento, já foram feitas mais de 120, todas com grande sucesso, pelo médico Thiago Carneiro Machado/Especialista em Cirurgia Geral e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

A cirurgia, no HAG, é feita pelas técnicas convencional e videolaparoscópica, sendo que 80 % dos pacientes são mulheres. Para que a cirurgia tenha o resultado esperado, o médico Thiago Carneiro afirma que "o acompanhamento psicológico e nutricional no pré e pós-operatório são essenciais". A cirurgia é indicada para pacientes com mais de 16 anos que tenham obesidade mórbida ou obesidade grau II associado a doenças graves e que tenham realizado tratamento clínico (regime), acompanhado por um profissional habilitado, sem sucesso.

"Uma consulta com o cirurgião pode esclarecer todas essas dúvidas. Os benefícios da cirurgia são enormes e incluem melhora da glicemia e da pressão arterial, além da melhora das doenças osteomusculares e respiratórias", finaliza Thiago Carneiro.

A cirurgia bariátrica pode ser feita no HAG pelo PLAMHAG, convênios e particular. De acordo com dados, de 2010, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, já foram realizadas no Brasil cerca de 60 mil cirurgias, sendo 35% delas por videolaparoscopia.

Obesidade

A obesidade é uma doença caracterizada pelo excesso de gordura no corpo. O acúmulo ocorre quando a oferta de calorias é constantemente maior que o gasto de energia corporal e resulta frequentemente em sérios prejuízos à saúde.  Atualmente, atinge 600 milhões de pessoas no mundo, 30 milhões somente no Brasil. Estudos da Organização Mundial da Saúde/OMS projetam um cenário ainda pior para os próximos anos. Estima-se que, em 2015, existirão 2,3 bilhões de pessoas com excesso de peso e 700 milhões de obesos no mundo inteiro. Fonte: http://www.sbcb.org.br

Clarissa Guimarães

 

Assessoria de Comunicação
Hospital Arnaldo Gavazza

www.gavazza.com.br

www.plamhag.com.br
(31) 3819-5054

FAX  (31) 3819-5001
Av Dr José Grossi, nº 16 - Guarapiranga
Ponte Nova - MG - 35430-213


Autor: Clarissa Guimarães - Assessoria de Comunicação