Central de Imprensa

Enfermeiras realizam mais uma Enucleação


O Hospital Arnaldo Gavazza/HAG possui uma parceria com o Complexo MG Transplantes para doação/captação de órgãos e tecidos. Para que todos os processos ocorram de forma legal e eficaz, o HAG conta com a atuação constante da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante/CIHDOTT que é composta pelo médico e diretor técnico, Rovilson Lara/Coordenador, Izabela Baião/Psicóloga e Vice-Coordenadora, Mariana Fialho e Janaína Guiducci/Assistentes Sociais, além de Roberta Floresta e Marina Boroni/Enfermeiras capacitadas para Enucleação.

No dia 11 de julho parte da equipe da CIHDOTT, as enfermeiras Marina Boroni e Roberta Floresta, realizam uma Enucleação de globo ocular – um procedimento cirúrgico no qual o globo ocular é totalmente removido para transplante. O transplante de córnea consiste na substituição de parte do tecido corneano por um novo tecido de origem cadavérica, no intuito de resolver um problema ocular, de origem predominantemente corneana.  

"A situação atual dos transplantes de córnea no Brasil tem registrado avanços significativos. A cirurgia está disponível a um número cada vez maior de pessoas. Mas, existem aproximadamente 25 mil brasileiros na fila, à espera pela doação", relatou Marina Boroni. Dados do Ministério da Saúde apontam que o número de transplantes de córnea em Minas Gerais tem aumentado, porém, ainda há um número considerável de pacientes na fila de espera por tecido ocular.

"Aqui no Hospital nós retiramos o globo ocular e encaminhamos ao Banco de Olhos do MG Transplantes para que sejam selecionadas as córneas e encaminhadas aos pacientes que estão na fila de espera", relatou a enfermeira Marina. A doadora dos globos oculares foi uma paciente do sexo feminino, de 54 anos. A enucleação pode ocorrer quando há morte encefálica ou quando há a parada cardíaca. Após a enucleação, o globo ocular captado deve ser encaminhado imediatamente ao Banco de Olhos.

Com a finalidade de melhorar o cenário atual em Minas Gerais o Banco de Olhos do MG Transplantes realiza capacitações de profissionais para enucleação de globo ocular para, consequentemente, aumentar a captação deste tecido. Na região de Ponte Nova, as enfermeiras do HAG, Marina Boroni e Roberta Floresta são as únicas capacitadas, pelo MG Transplantes, para realização deste procedimento.

Como ser um doador de órgãos?

O passo principal para ser um doador é conversar com a família e deixar bem claro o desejo. Não é necessário deixar nada por escrito. Porém, os familiares devem se comprometer a autorizar a doação, por escrito, após a morte. A doação de órgãos é um ato pelo qual a pessoa manifesta a vontade de que, a partir do momento da constatação da morte encefálica, uma ou mais partes do seu corpo (órgãos ou tecidos), em condições de serem aproveitadas para transplante, possam ajudar outras pessoas. Fonte: MG Transplantes.

 

Clarissa Guimarães

 

Assessoria de Comunicação
Hospital Arnaldo Gavazza

www.gavazza.com.br

www.plamhag.com.br
(31) 3819-5054

FAX  (31) 3819-5001
Av Dr José Grossi, nº 16 - Guarapiranga
Ponte Nova - MG - 35430-213


Autor: Clarissa Guimarães - Assessoria de Comunicação