Central de Imprensa

Pronto Socorro do HAG atende em novo local


Na manhã do dia 6 de junho, o superintendente executivo do Hospital Arnaldo Gavazza/HAG, Tarcísio Dayrell Neiva, recebeu integrantes da imprensa local e regional para falar sobre a mudança de local do Pronto Socorro, ocorrida no último domingo, 9 de junho. Para que o atendimento à população continue de forma ininterrupta, o HAG adaptou um novo local, localizado à rua Inhá Torres, 31, em área anexa ao Hospital e de fácil acesso para ambulâncias e cidadãos, já em funcionamento. Houve, também, uma mudança no fluxo de trânsito da rua para que não haja congestionamentos. A Inhá Torres passa a ser mão única, bem como a Sebastião Francisco de Oliveira (rua que dá acesso ao Ambulatório de Ortopedia) com estacionamento em apenas um dos lados. Participaram da coletiva os representantes dos seguintes veículos: Jornal Listão, Jornal Folha de Ponte Nova, Rádio Extra/Rio Casca, Rádio Ponte Nova/AM, Rádio Montanhesa/AM, Jornal Líder Notícias, site Unidade Notícias e TV Educar.

A reforma do Pronto Socorro se faz necessária devido ao aumento crescente do número de atendimentos prestados à população de Ponte Nova e de toda a região. As obras foram devidamente autorizadas pela Vigilância Sanitária/VISA do Governo do Estado de Minas Gerais. Ela como o objetivo, melhorar a assistência médica prestada aos pacientes do Sistema Único de Saúde/SUS, adequando o local de acordo com as evoluções atuais de normas e legislações aplicadas à área da saúde. O novo Pronto Socorro terá consultório médico privativo para um atendimento mais humanizado; sala privada de Emergência; acesso direto da Ambulância na Sala de Emergência – não mais recebendo pacientes pelo lado de fora do Hospital, permitindo privacidade e cuidados imediatos; recepção com mais espaço e conforto para usuários do Sistema Único de Saúde/SUS e ambiente climatizado.

O novo local, na rua Inhá Torres, irá atender pacientes em casos de Urgência e Emergência. Casos menos graves serão atendidos nos Postos de Saúde da sua cidade e/ou região, ou no SAMMDU, em Ponte Nova. O Pronto Socorro de Convênios manterá o atendimento normal. Essas medidas foram previamente acordadas entre todas as Secretarias Municipais de Saúde dos 30 municípios que fazem parte da Microrregião de Ponte Nova, para que não haja sobrecarga de atendimento, de forma a prejudicar casos urgentes e emergentes. Em média, 77% das pessoas que procuram atendimento no Pronto Socorro do HAG deveriam ser atendidas pelos profissionais do Programa de Saúde da Família/PSF ou ambulatórios.

A obra terá duração, aproximada, de 6 meses. A verba utilizada para reforma, no valor total de R$ 220.000,00, veio através do PRO HOSP/Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS-MG e o restante com recursos próprios do HAG.

Quando procurar o Pronto Socorro?

Devem se dirigir ao Pronto Socorro/PS do HAG pacientes que sofreram: mal súbito; pressão alta; desmaio; cólica de rins; falta de ar; hiperglicemia/hipoglicemia; dores no peito; qualquer dor de forte intensidade; encaminhamento médico; crises convulsivas; sangramentos; fratura exposta; acidentes de trabalho e/ou automobilísticos; violência doméstica e/ou sexual e que tenha tido acidentes com animais peçonhentos (cobra, escorpião, etc.).

Clarissa Guimarães

 

Assessoria de Comunicação
Hospital Arnaldo Gavazza

www.gavazza.com.br

www.plamhag.com.br
(31) 3819-5054

FAX  (31) 3819-5001
Av Dr José Grossi, nº 16 - Guarapiranga
Ponte Nova - MG - 35430-213


Autor: Clarissa Guimarães - Assessoria de Comunicação