Central de Imprensa

I Seminário da Pastoral da Saúde e Saúde Pública



A Campanha da Fraternidade de 2012 é um evento organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, cujo tema é Fraternidade e saúde pública. O lema da campanha é um versículo do livro do Eclesiástico: Que a saúde se difunda sobre a terra! (Eclo 38,8). A exemplo das campanhas anteriores, o evento teve início na quarta-feira de cinzas e se estenderá por todo o período da quaresma. A saúde é um dom de Deus confiado à responsabilidade humana. Isto implica que cada um é responsável por cuidar da própria saúde e da saúde dos mais necessitados com ética e competência técnica, científica e humana.Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças". Em 2003, a OMS reconheceu o bem-estar espiritual como uma dimensão necessária à saúde. Assim, para que haja saúde, é necessário um ambiente saudável do ponto de vista ecológico, social, alimentar, mental e espiritual.Segundo o texto-base da Campanha da Fraternidade, a saúde pública consiste não somente na superação de doenças, mas fruto do bem viver das pessoas, das comunidades e da sociedade.

Para a Organização Pan-Americana da Saúde,'"saúde pública como o esforço organizado da sociedade para melhorar, promover, proteger e restaurar a saúde das populações por meio de atuação de alcance coletivo"'. Para a coletividade, o processo saúde-enfermidade decorre de fatores sociais, políticos, econômicos, ambientais e biológicos, como a urbanização e industrialização crescentes que impactam nas condições de moradia, saneamento básico, condições de alimentação e nutrição, escolarização, recreação e lazer, acesso a serviços de saúde, condições de trabalho e emprego e da renda da população. Assim é fundamental o desenvolvimento de políticas públicas para assegurar estas condições e reduzir as desigualdades sociais.

Na sociedade em que vivemos, a ação humana vem provocando graves danos ao meio ambiente, que por sua vez afetam a saúde humana. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de dois milhões de pessoas ao redor do mundo morrem anualmente em decorrência da poluição do ar. Este efeito é mais grave no [país subdesenvolvido| mundo subdesenvolvido].Além disto, o estilo de vida moderno provoca as chamadas doenças da civilização: obesidade, diabetes, câncer, doenças cardiovasculares.

Desde o início de sua história, a Igreja motiva os seguidores de Jesus ao exercício da caridade e ao cuidado com os doentes. "Os enfermos não são somente objeto de nossa ação pastoral. Por sua condição de fragilidade e vulnerabilidade, devido à doença e ao sofrimento, constituem-se em sinais dos valores que são essenciais em nossa vida, em meio a tantas coisas supérfluas" (TB 231). Várias congregações religiosas dedicam-se ao cuidado dos doentes. A Igreja possui diversas obras de atenção à saúde, como ambulatórios e hospitais. A Pastoral da Saúde é a pastoral desempenhada pela Igreja no Brasil no setor da saúde.

Conheça melhor o trabalho da Pastoral da Saúde do Hospital Gavazza: http://www.gavazza.com.br/conteudo/detalhe/20

 

Para sua melhor comodidade, segue abaixo telefones de Hotéis localizados em Ponte Nova:

Hotel Beira Rio - 3817-1655

Hotel Globo - 3817-1094

Guarapiranga Pálace Hotel - 3817-2052 / 3881-1890

Hotel Picpo - 3817-1542 / 3817-1789

Hotel Semião - 3817-2670

Hotel Milênio - 3881-7704 / 3817-1458

 

Caso você esteja representando uma Comunidade Paroquial, favor ligar (31)3819-5015 e solicitar hospedagem na casa de voluntários.

 

Inscrições:

Residentes de Ponte Nova pelo telefone: (31) 3819-5015

Demais cidades de Minas Gerais pelo e-mail: pastoraldasaude@gavazza.com.br

Valor: Doação de 1 pacote de fralda geriátrica tamanho M ou G (as doações serão destinadas aos pacientes do SUS do Hospital Arnaldo Gavazza).