Central de Imprensa

Quando devo ir ao cardiologista?


Atualmente, precisamos redobrar nossa atenção em relação à saúde do nosso coração, já que no cenário atual de pandemia, as mortes por doença cardiovascular apresentaram um aumento de 31% no Brasil. Esse crescimento aconteceu, porque, segundo especialistas, por medo de contaminação pela Covid-19, muitos pacientes começaram a evitar os hospitais e clínicas resultando na redução dos tratamentos médicos.

Mas você por acaso saberia dizer quando se deve procurar esse profissional? Não? Então o primeiro passo é continuar a leitura deste artigo, pois vamos lhe mostrar em que ocasiões você precisará consultá-lo.

Quando é necessária uma consulta com um cardiologista?

Antes de mais nada, tenha em mente que não há um momento específico para consultar um cardiologista, já que a ocasião pode variar de acordo com diversas situações. Quando não houver o envolvimento dos fatores de risco, o recomendado é: homens devem realizar a primeira avaliação logo após completarem 40 anos, e as mulheres, depois dos 45.

Ter fatores de risco significa ter maior chance de ter problemas de coração e, alguns dos fatores incluem ter peso em excesso, ser fumante, ser sedentário ou ter o colesterol elevado e, quanto mais fatores tiver maior é o risco.

Sintomas de problemas no coração

Existem alguns sintomas que emitem sinal de alerta quando o assunto é doença cardíaca. Por isso, se apresentar algum deles, independentemente de ter histórico na família ou fatores de risco, não pense duas vezes: agende logo uma consulta com um cardiologista para não colocar a sua vida em perigo. Entre esses sintomas, estão:

  • Falta de ar ao fazer esforço ou realizar atividades físicas;

  • Dores no peito;

  • Cansaço excessivo e fora do normal;

  • Batimentos cardíacos acelerados, descompassados ou palpitações;

  • Desmaios frequentes;

  • Pele azulada, principalmente nas extremidades, como os dedos;

  • Dores de cabeça anormais, sem origem neurológica, oftalmológica ou de sinusite.

Muitas vezes estamos nos sentido saudáveis, ou achamos que não temos idade para ir ao cardiologista. Porém, temos que tomar cuidado, pois, independente da idade, bom mesmo é fazer check-up, uma vez por ano, pois os exames servem para controlar a boa saúde e rastrear qualquer problema de forma precoce.

Exames cardiológicos

Ao visitar um cardiologista ele possivelmente solicitará alguns exames, para que o diagnóstico seja correto. Existem alguns diferentes tipos de exames cardiológicos, separamos uma lista com alguns deles. Confira:

Ecocardiograma: o exame que concede imagens em movimento das diferentes estruturas cardíacas: válvulas, tamanho das cavidades, funções e outros aspectos.

Radiografia: o raio x é utilizado para a avaliação da estrutura do coração, incluindo o seu tamanho. Também permite ao médico ter uma visão geral sobre todo o complexo sistema de veias, vasos e artérias.

Eletrocardiograma: é um exame simples, que analisa os batimentos do coração por meio de eletrodos metálicos colocados sobre a pele do paciente.

Holter: é um tipo de eletrocardiograma de alta duração. O que o exame faz é estender o tempo de observação da atividade elétrica do paciente. Ele acontece a partir de um aparelho do pequeno, que fica com o paciente durante 24 horas, posicionado na altura da sua cintura, com eletrodos que coletam dados durante todo o dia.

MAPA: ele é parecido com o do Holter, porém com objetivos bastante diferentes. Enquanto o Holter investiga arritmias, o MAPA acompanha casos de pressão alta e baixa. A partir de um aparelho posicionado no braço do paciente, são realizadas medições automáticas da pressão arterial a cada 15 minutos.

Teste ergométrico: é um teste de esforço, utilizado para observar as possíveis complicações quando a pessoa está em repouso ou em atividade. Para avaliar é pedido ao paciente para andar de bicicleta ou correr na esteira a um ritmo acelerado.

Ressonância magnética: Técnica que é bastante usada para obter as imagens da região torácica e do coração. Aqui é possível detectar anomalias e avaliar o seu tamanho.

Agora que você já sabe como a consulta com cardiologista é importante e quando é necessário procurar por esse especialista, não deixe de agendar um horário. Assim, você estará protegendo o seu coração e garantindo uma vida longa e mais saudável.