Central de Imprensa

Como escolher o melhor plano de saúde para mim?


O melhor plano de saúde é o que melhor atende às suas necessidades. Assim, é necessário avaliar qual a sua utilização do convênio. Se você não costuma viajar, por exemplo, não é necessário um plano de abrangência nacional ou internacional. Ao mapear o que você precisa em relação ao que as operadoras têm a oferecer, você encontrará o plano de saúde ideal para você.

Como sabemos que esta não é uma tarefa fácil, fizemos um passo a passo para você conseguir validar quais são os pontos mais importantes para você. Continue a leitura deste artigo e descubra os principais passos para escolher seu plano de saúde.

Como escolher um plano de saúde ideal

Entender como escolher o plano de saúde ideal para você é um passo importante para se cuidar melhor. Confira nossas dicas e acerte na decisão.

Escolha o tipo de contratação - Para começar, os planos de saúde podem ser de três tipos em relação à contratação:

  • Individual ou familiar: você procura a operadora para contratar o plano;

  • Coletivo por adesão: sua associação profissional ou sindicato oferece o plano;

  • Coletivo empresarial: sua empresa oferece o plano.

Normalmente, os planos coletivos saem bem mais em conta do que os contratados por você. Lembrando que você pode contratar um plano empresarial sendo MEI — o que reduz consideravelmente os custos.

Defina a área de atendimento - Os planos de saúde também podem ser nacionais, estaduais, para alguns estados, para alguns municípios ou só para a sua cidade. Se você viaja muito, é interessante escolher um convênio que ofereça atendimento no país todo ou nos estados que você mais visita. Mas, se ser atendido apenas no seu estado ou cidade está de bom tamanho, o valor pode ficar mais acessível.

Fique atento às coberturas - As coberturas são o critério mais importante para escolher seu plano de saúde, pois determinam a quais serviços médicos você terá direito. Existem basicamente cinco segmentos assistenciais:

  • Ambulatorial: cobre apenas consultas, exames e terapias;

  • Hospitalar com ou sem obstetrícia: cobre apenas internações em hospitais (com ou sem direito a parto);

  • Ambulatorial + hospitalar com ou sem obstetrícia: cobre consultas, exames, terapias e internações (com ou sem direito a parto);

  • Odontológico: cobre apenas assistência odontológica.

Obviamente, o plano referência é o melhor no quesito coberturas, mas também possui maior custo. 

O ideal é contratar um convênio que ofereça no mínimo a cobertura ambulatorial + hospitalar — e se você quer ter filhos, a cobertura de parto é fundamental.

Escolha a acomodação - Em caso de internação, você pode escolher se quer ficar em acomodação coletiva (enfermaria) ou acomodação individual (apartamento). É claro que o apartamento é mais confortável, mas também vai aumentar consideravelmente o valor do seu plano.

Análise a rede credenciada - Outro ponto essencial para escolher seu plano de saúde é analisar toda a rede credenciada para descobrir onde você poderá ser atendido. Cada convênio possui sua rede de hospitais, clínicas, laboratórios e médicos, e cabe a você avaliar se os prestadores são suficientes. Lembre-se de priorizar qualidade sobre quantidade, escolhendo planos que ofereçam bons hospitais e profissionais de saúde bem avaliados.

Verifique a carência - Por lei, os planos de saúde podem instituir prazos de carência até a liberação dos serviços, seguindo os limites abaixo:

  • 24 horas para urgências e emergências;

  • 180 dias para demais coberturas;

  • 300 dias para partos a termo (gestações com mais de 37 semanas).

Se você já tem um convênio há um tempo, é possível trocar de plano sem cumprir uma nova carência — consulte as condições de portabilidade no site da ANS.

Leia e preencha a proposta de adesão com cuidado - Antes de assinar a proposta de adesão ao plano, é importante ler atentamente o contrato e esclarecer suas dúvidas com o corretor ou operadora. Na hora de preencher a Declaração de Saúde, seja honesto sobre as doenças que você já teve e, de preferência, solicite a orientação de um médico.

Além disso, confira sempre se as condições descritas no documento (tipo de plano, coberturas, carência, serviços extras, etc.) são as mesmas do plano que você contratou.

Considere os reajustes - Os planos de saúde passam por dois tipos de reajuste: o anual e o aumento por mudança de faixa etária. O percentual máximo de reajuste para planos individuais e familiares é divulgado anualmente pela ANS, enquanto os planos coletivos e empresariais são reajustados conforme condições da operadora e acordos com empresários.

Viu como escolher um plano de saúde de acordo com as suas necessidade e que caiba no seu bolso é possível? Nós da PLAMHAG, oferecemos diferentes tipos de planos, de acordo com a preferência dos nossos usuários. Entre em contato conosco e faça uma cotação!