Central de Imprensa

Você sofre com asma? Saiba o que fazer para se cuidar!


asma

asma

A asma é uma doença crônica inflamatória que atinge o sistema respiratório, dificultando a respiração. Esta doença afeta pessoas de todas as idades. Apesar da enfermidade não ter cura conhecida, é possível amenizar os seus sintomas por meio de tratamentos adequados e até mesmo com a prática de atividades físicas.

Quem sofre do problema sabe como é desesperador passar por uma crise de asma e não saber como agir ou não ter alguém por perto para ajudar. Continue a leitura deste artigo e veja como se proteger, cuidar dos sintomas da doença e melhorar a sua qualidade de vida e a da sua família!

Causas e Sintomas da asma

As causas da asma ainda não são muito bem esclarecidas, no entanto é mais comum de acontecer em pessoas que possuem histórico na família de asma. Além disso, alguns fatores podem aumentar a chance de haver uma crise de asma, como por exemplo:

- Exposição a ambientes com muita poeira ou fumaça;
- Alergias respiratórias, principalmente a ácaro, pólen e pelo de animais, por exemplo;
- Mudanças climáticas;
- Infecções respiratórias causadas por vírus, bactérias ou fungos;
- Prática de atividade física muito intensa;
- Uso de alguns medicamentos;
- Fatores emocionais.

A exposição constante a agentes desencadeantes pode levar a surtos asmáticos progressivamente mais intensos e  frequentes. Normalmente, o acompanhamento médico, o reconhecimento precoce dos sintomas, medidas preventivas e a adoção de tratamento imediato evitam a intensificação das crises asmáticas.

Quanto aos sintomas, os mais comuns são: falta de ar (dispnéia), tosse persistente e chiado no peito. A sensação de aperto no peito, ao acordar, pode significar uma manifestação da chamada asma noturna.

A intensidade e a frequência dos sintomas variam de pessoa para pessoa. A tosse – às vezes, o único sintoma da asma, principalmente em crianças, geralmente piora à noite. Ela também pode se agravar e, nesse caso, até ser seguida de vômito, após atividades físicas mais intensas ou no caso de alguma infecção.

Como evitar uma crise de asma?

Para evitar a crise de asma é importante identificar os fatores que podem iniciá-la e evitá-la no seu dia a dia. Alguns dos mais comuns são: poluição, alergia, ar frio, poeira, entre outros. Então tente ao máximo não entrar em contato com esses itens prejudiciais.

Além disso, manter um tratamento indicado pelo profissional médico pode fazer com que a asma desapareça por algum tempo. Uma dica excelente é manter a bombinha extra por perto, no caso, você pode deixá-la na bolsa, no trabalho ou em lugares que você frequenta constantemente. Mesmo que às vezes ela não seja necessária, o importante é tê-la por perto.

A maioria das internações de emergência seriam evitadas com atitudes simples no dia a dia. Conheça algumas e coloque-as em prática.

1. Pratique exercícios - Os exercícios físicos fazem uma grande diferença na qualidade de vida de quem sofre com asma. Incluir uma caminhada, corrida ou algum esporte mais leve na rotina ajuda a trabalhar melhor a capacidade dos pulmões. Essas opções podem ser feitas em qualquer hora do dia, mas de preferência pela manhã ou tarde. Outra atividade bastante recomendada é a natação, os exercícios na piscina ajudam a trabalhar a respiração, aumentando a capacidade respiratória do indivíduo.

2. Coma peixes, verduras e legumes - Comer peixe, verduras e legumes são aliados na prevenção das crises de asma – e no descanso das bombinhas. A razão por trás disso está na abundância de antioxidantes detectados nos vegetais, além do ômega – 3, a gordura boa dos pescados. Por outro lado, exagerar na gordura saturada, no sal e no açúcar torna a asma mais grave. O ideal é que esses alimentos sejam consumidos sem tantos condimentos.

3. Deixe o cigarro de lado - Ele favorece inflamações nas vias respiratórias. Atenção: o fumo passivo também leva à piora dos sintomas. Ou seja, mesmo se o asmático não fumar, ele pode ser prejudicado pelo fumacê dos outros.

4. Cuidado com animais de estimação - Não é apenas o pelo do animal que pode deflagrar o surto, a descamação natural da pele, além de sua saliva e urina serem capazes de atuar como gatilhos para a doença.

5. Evite ficar em ambientes sujos, empoeirados e cheios de ácaros - Esses bichinhos microscópicos e seus excrementos pioram a asma e a inflamação dos brônquios. Eles também são encontrados em locais como colchões, travesseiros, carpetes, bichos de pelúcia, estantes e papéis.

Quem convive com a asma pode até pensar que levar uma vida como qualquer pessoa é impossível, porém isso é um grande erro! Mesmo que haja alguma limitação, é possível conseguir fazer tudo o que você quiser.

Basta sempre manter os cuidados certos e o acompanhamento médico necessário, por isso não hesite em procurar atendimento médico. O importante é saber lidar com sua doença e aproveitar a sua vida da maneira mais saudável possível.