Central de Imprensa

Você sabe quais as doenças respiratórias mais frequentes?


Existem algumas épocas do ano nas quais as doenças associadas ao aparelho respiratório se manifestam com maior incidência, sendo o inverno a principal delas. O clima seco favorece para que as partículas fiquem dispersas no ar e, consequentemente, potencializa as infecções.
As doenças respiratórias prejudicam desde as vias aéreas superiores até as inferiores, causando grande incômodo ao paciente, visto que a respiração é uma função vital para a sobrevivência. A exposição do organismo a agentes poluentes, produtos químicos, cigarro e até infecções por vírus, fungos ou bactérias, por exemplo, podem influenciar no desenvolvimento dessas doenças.
Em algumas situações, pessoas podem nascer com uma doença respiratória crônica, que além das causas externas, podem ser genéticas, como por exemplo a asma. Enquanto as doenças respiratórias agudas surgem mais frequentemente a partir de infecções do sistema respiratório. Além disso, ambientes fechados e com aglomeração de pessoas também aumenta o risco de contaminação entre a população. Continue a leitura e conheça algumas dessas doenças.

Doenças respiratórias mais frequentes

1. Resfriados e gripes - As gripes são infecções das vias respiratórias superiores, como nariz e garganta, causadas por vírus do tipo Influenza, e provocam sintomas como febre, secreção nasal, coriza, dor de garganta e dor nos músculos e articulações, que dura cerca de 5 a 7 dias. Já os resfriados são o mesmo tipo de infecção, porém mais branda, causada por vírus e provoca sintomas tipo coriza, espirros, dor de garganta e conjuntivite, que duram uma média de 3 a 5 dias.

2. Asma - É uma doença crônica que atinge todas as faixas etárias, embora tenha maior ocorrência em crianças. É a inflamação dos brônquios, ou seja, nas estruturas por onde passa o ar. As secreções geradas pela inflamação impedem a passagem de ar de forma adequada, prejudicando o fluxo. A presença dos produtos inflamatórios aumentam, ainda, a tosse do paciente, além de provocar o característico chiado no peito. A doença em si não tem cura, mas é de suma importância a detecção dos fatores que desencadeiam a crise, para que, assim, eles possam ser evitados.

3. Bronquite - Também é uma inflamação dos brônquios, os quais ficam preenchidos por secreções e causam sintomas muito comuns quando comparados à asma. É importante dizer que a bronquite crônica está relacionada com o tabagismo, principalmente em indivíduos que já fumam há mais de 30 anos. Portanto, interromper o uso do cigarro é uma medida fundamental para evitar a piora do quadro.

4. Pneumonia - É uma doença infecciosa, provocada por um vírus, bactéria, fungo ou reações alérgicas. Embora não seja uma inflamação, a presença de secreções nos brônquios facilita a contaminação diante do agente infeccioso. Seus sintomas são: febre alta, dor torácica, alterações na pressão e mal-estar associado à prostração. O tratamento da condição deve ser prescrito por um profissional da saúde, visto que, geralmente, requer o uso de antibióticos. Além disso, deve ser avaliada a necessidade de internação e, caso seja, deve ser providenciada rapidamente.

5. Rinite alérgica - Pessoas com essa doença, apresentam manifestações mais intensas, como obstrução nasal, espirros, coriza, dentre outros. Diante do clima seco, partículas de poeira dispersas no ar, agentes infecciosos e substâncias como o pólen, todos os sintomas são intensificados. Atingindo assim, as vias aéreas superiores, principalmente na região nasal. O tratamento combate a hipersensibilidade desencadeada. Para casos mais graves, são utilizados medicamentos e vacinas antialérgicas. É essencial manter hábitos de higienização, a fim de evitar o acúmulo de poeira nos principais ambientes frequentados.

6. Sinusite - É a inflamação dos seios paranasais. Os seios da face são cavidades ósseas que se localizam nos arredores do nariz, que atuam diminuindo o peso do crânio. A mucosa está repleta de glândulas produtoras de muco, o qual retém partículas estranhas e as elimina após condução feita por cílios. Caso a drenagem do muco não seja feita, ele se mantém no local repleto de microrganismos prontos para desencadear uma infecção. A dor provocada pelo processo é um dos sintomas mais comuns da sinusite, principalmente aquela localizada na região frontal entre os olhos. Em alguns casos, a lavagem com soro pode auxiliar muito na desobstrução nasal.

Saiba como prevenir as doenças respiratórias

É possível evitar o aparecimento de várias doenças respiratórias adotando hábitos saudáveis e cuidando com mais atenção da saúde. Apesar de alguns quadros serem considerados crônicos, o paciente, de modo geral, consegue levar uma vida normal. Confira, a seguir, algumas dicas que vão diminuir os riscos de surgimento de doenças no trato respiratório:

  • Beba bastante água, mantenha o organismo hidratado;

  • Evite fumar ou se expor a ambientes com muita poeira ou fumaça;

  • Mantenha o ambiente arejado para evitar a disseminação de bactérias e vírus;

  • Lave as mãos com frequência;

  • Verifique se as vacinas estão em dia;

  • Adote hábitos saudáveis, como tempo de sono adequado, alimentação equilibrada e exercícios físicos.

Lembre- se, a melhor forma de prevenir as doenças respiratórias é evitar o contato com substâncias que irritam as vias aéreas, principalmente o cigarro, e manter a casa limpa, sem mofo, umidade e poeira. Para mais informações e diagnóstico, procure um profissional especializado.