Central de Imprensa

Diferença entre convênio médico e plano de saúde


A pergunta que muitas pessoas se fazem é: convênio médico e plano de saúde são a mesma coisa? Apesar dos dois termos muitas vezes serem empregados como sinônimos, na prática existem diferenças que podem confundir os usuários e neste post vamos explicar quais são.

A verdade é que o plano de saúde tem suas próprias unidades de atendimento, mas também possui a chamada rede credenciada, ou seja: profissionais e consultórios independentes que prestam serviços aos associados em nome da operadora. Nestes casos costuma-se dizer que é uma unidade conveniada.

Mas há também as redes de convênio médico — também chamados de planos assistenciais — que costumam chamar atenção pelo aspecto financeiro, mas também têm um menor alcance de serviços.

O que é um plano de saúde?

A legislação vigente no Brasil, de forma resumida, define plano de saúde como uma assistência privada de prestação continuada de serviços ou cobertura de custos assistenciais em saúde. Isso significa não só oferecer consultas e exames sem custo adicional (uma vez que o usuário já paga uma importância mensal), mas também assistência hospitalar quando houver necessidade e desde que esteja incluído na abrangência do plano contratado, pois há diferentes tipos de cobertura.

Além disso, para se enquadrar na categoria e ser considerada uma operadora de plano de saúde é necessário realizar um cadastro junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão que regulamenta e dita as regras do setor.

Quais as principais diferenças entre convênio médico e plano de saúde?

Há muitas diferenças entre estes dois tipos de serviço. Geralmente os planos assistenciais são mais simples desde a adesão até a cobertura. Observe abaixo a tabela comparativa:

Antes de escolher um dos serviços analise com cuidado o que melhor atende às suas necessidades e de sua família ou empresa. Ter uma assistência completa é sinônimo de segurança e tranquilidade, principalmente quando algum imprevisto acontecer.

O Plamhag é um plano de saúde amplo que atua nas cidades de Ponte Nova e Ouro Preto e nasceu vinculado ao Hospital Arnaldo Gavazza.

Antes de fazer sua escolha, analise com cuidado e tire todas as suas dúvidas. Afinal, com saúde não se brinca!


Tags: plano de saúde