Central de Imprensa

Hospital Arnaldo Gavazza organiza capacitação para fonoaudiólogas da região


O Centro de Otorrino do Hospital Arnaldo Gavazza realizou, no dia de hoje, a 1ª Capacitação das Fonoaudiólogas Descentralizadas do Serviço de Atenção à Saúde Auditiva (SASA). O evento serviu para apresentação das instalações do HAG e dos procedimentos realizados pelo Centro de Otorrino.

 

A Superintendente Executiva, Lucimar Fonseca e o Superintendente Adjunto, Maurício Morais, ressaltaram a satisfação e importância de profissionais de regiões mais distantes como Mariana, Manhuaçu, Ouro Preto participarem deste tipo de ação. Durante o evento a responsável técnica e fonoaudióloga, Simone Coelho, explicou que procedimentos básicos podem influenciar o abandono da prótese auditiva, por isso a importância de fazer a adaptação correta em cada paciente. Inclusive, trouxemos o Vicente Oliveira, técnico em aparelhos auditivos, para repassar algumas técnicas e procedimentos ao pessoal.

 

Às vezes o paciente vem de longe para resolver um problema no Centro de Otorrino e ao chegar aqui, descobre-se a necessidade de apenas trocar o tubinho do aparelho. Um procedimento simples, que pode ser realizado em sua própria cidade, afirmou a fonoaudióloga descentralizada, Carmem Peixoto.

 

O objetivo foi alcançado, apresentar o Centro de Otorrino, que preenche os requisitos da portaria da Saúde Auditiva; e, principalmente, estabelecer a parcerias com as fonoaudiólogas descentralizadas e capacitá-las para melhorarmos o fluxo de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Hospital Arnaldo Gavazza.

 

O Centro de Otorrino do Hospital Arnaldo Gavazza

 

Inaugurado em 2007, oferece serviço de saúde auditiva a mais de 50 cidades, principalmente a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), no diagnóstico audiológico, seleção e adaptação de próteses auditivas. Atende 130 pacientes mensais no Programa de Saúde Auditiva. Até junho de 2016 foram mais de 6.000 pacientes adaptados.

 

Principais serviços: Audiometria Tonal e Vocal; Impedanciometria; Emissões Otoacusticas Transientes EOA T (Teste da Orelhinha); Emissões Otoacústicas por produto de distorção – EOA PD; Especialidade clínica e cirúrgica em otorrinolaringologia; Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico – PEATE (BERA).


Fonte: Simone Coelho, Maurício Morais, Lucimar Fonseca e Carmem Peixoto