Central de Imprensa

Naturalis Minas visita Hospital Arnaldo Gavazza para reciclagem de lâmpadas


No dia 13 de abril, O HAG através do Setor de hotelaria recebeu certificado da Naturalis Minas Gestão Ambiental por descontaminação de 1042 lâmpadas fluorescentes (sódio, mercúrio e metálico) através do método Papa Lâmpadas. Os resíduos gerados são destinados à reciclagem. A coleta ocorre semestralmente e tem a função de não contaminar o meio ambiente da cidade, já que não possuímos coleta seletiva na cidade, salientaram a Gerente de Hotelaria (Érica Castro) e a Coordenadora de Limpeza e Desinfecção Hospitalar (Márcia Albergaria).


PAPA-LÂMPADAS

 

A "Operação Papa Lâmpadas in Company" consiste em transformar a lâmpada fluorescente contendo mercúrio, um produto perigoso (da classe I), em resíduo não perigoso (da classe II).

Para a realização do processo, utiliza-se um equipamento denominado "Papa-Lâmpadas" que consiste em um tambor metálico com capacidade de 200L, cuja base superior é a tampa. Esta base/tampa possui um vinco arredondado em toda sua circunferência com um anel de borracha sobre a borda.

Ao introduzir a lâmpada no equipamento, que será quebrada. Posteriormente, os materiais pesados (vidro, alumínio) se depositam no fundo do tambor. Já o pó de fósforo, micro-partículas de vidro e o vapor de mercúrio ficam em suspensão dentro desse tambor, sendo sugadas para uma unidade blindada, que possui dois filtros especiais à base de celulose.  O objetivo é coletar o pó de fósforo e as micro partículas de vidro e permitir que o vapor de mercúrio viaje através de todo seu interior soprando-o para um container. 


Fonte: Érica Castro e Márcia Albergaria