Central de Imprensa

Artigo: Novembro Azul


NOVEMBRO AZUL

Após o Outubro Rosa, mais um importante passo inicia-se pela prevenção. O foco passa a ser contra o câncer de próstata. Seguindo o exemplo, o Novembro Azul integra a programação mundial de conscientização dirigida aos homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do tumor de próstata e de outras doenças masculinas.

Sabe-se que o homem vive, em média, sete anos a menos que a mulher. 68% das pessoas entre 20 a 59 anos que morreram no Brasil são homens. Eles não procuram os serviços de saúde, não praticam atividades físicas e não cuidam da alimentação regularmente; acabam tendo maior tendência para o desenvolvimento de DM, HAS, CÂNCERES, ETC...

O preconceito com o exame de toque retal ainda é forte. Apenas 32% dos homens brasileiros declararam ter feito o exame.  Por outro lado, mais de 90% dos que temiam fazer o toque, após fazê-lo disseram que o farão novamente.

Há uma estimativa de 60.000 novos casos de câncer de próstata para o ano de 2013 e de 8.000 mortes. Um em cada 6 homens terá a doença e 1 em cada 36 morrerão da doença.

A falta de conscientização e a dificuldade para a assistência médica no sistema de saúde pública faz com que 30% dos pacientes do SUS sejam diagnosticados com câncer de próstata avançado.

O câncer de próstata, na fase inicial, não há sintomas, logo a consulta anual, com a realização do exame de toque e a mensuração do PSA são essenciais para o diagnóstico precoce. Nessa fase mais de 90% dos pacientes são tratados e curados.

Há diversos fatores de risco para o câncer de próstata: história familiar, má alimentação, hábitos de vida não saudáveis (sedentarismo, tabagismo, alcoolismo).

Adotar uma dieta rica em alimentos que são fonte de licopeno (como tomate e frutas vermelhas) e adotar hábitos saudáveis auxiliam na prevenção, não só do câncer de próstata como de outras doenças.

"Novembro Azul", mês de realização da campanha, realizada para mudar de vez o cenário nacional, quebrando paradigmas e trazendo esclarecimentos que visam mudar o comportamento masculino quando o assunto é saúde, sobretudo quando envolve a próstata.

 

Leonardo Reis Cotta
Médico Urologista