Central de Imprensa

Encontro dos voluntários da Pastoral da Saúde


Em clima de comemoração pelos 10 anos da Pastoral da Saúde do Hospital Arnaldo Gavazza/HAG, no último dia 9 de fevereiro, os voluntários se reuniram para um almoço de confraternização, o primeiro do ano. Antes da refeição, foi realizada uma oração e todos cantaram parabéns pelo trabalho realizado em equipe. O aniversário de uma década da Pastoral será, comemorado, no mês de outubro.

Durante todos esses anos houve a realização de várias ações e trabalhos desenvolvidos entre pacientes, colaboradores e a comunidade. O HAG conta, atualmente, com a parceria de 135 voluntários na Equipe Sete Dons, trabalhando em sistema de escala e fora dos horários das visitas de familiares dos pacientes e desponta como relevante fator de humanização das relações internas da Instituição. O trabalho da Pastoral conta, também, com a atuação dos ministros da Eucaristia, visitas marcadas por momentos de reflexão, oração e pelo sacramento. Há culto evangélico de diferentes seguimentos, duas vezes ao mês e missa com o Padre José Luiz, três vezes ao mês.

Dentre os integrantes estão voluntários das igrejas: Católica, Batista Renovada, Batista Tradicional, Maranata, Universal do Reino de Deus, Deus é Amor, Assembleia de Deus, Igreja Mundial, Casa da Benção e a participação de voluntários espíritas. Há, também, importante colaboração da Equipe Show Riso (palhaços atuando na terapia do riso – dentre eles estão colaboradores do Hospital) com a função de levar conforto aos pacientes, percebendo suas emoções, ouvindo queixas e expectativas, partilhando as necessidades e atuando como conselheiro e até como mediador das relações dos pacientes com o universo hospitalar.

"A experiência do voluntariado no HAG constitui, por outro lado, evidente fator de integração da Instituição com a comunidade. De fato, o Hospital moderno é uma instituição complexa que desenvolve diversas funções: promoção da saúde, prevenção das enfermidades, investigação de doenças, entre outras. Ao mesmo tempo, com função filantrópica, coloca em prática o compromisso e a missão: Oferecer soluções em serviços de saúde, com humanização e melhoria contínua da qualidade, reintegrando nossos clientes à sociedade", finalizou Amélia Suriani/Coordenadora da Pastoral da Saúde.

   Clarissa Guimarães

 

Assessoria de Comunicação
Hospital Arnaldo Gavazza

www.gavazza.com.br

www.plamhag.com.br
(31) 3819-5054

FAX  (31) 3819-5001
Av Dr José Grossi, nº 16 - Guarapiranga
Ponte Nova - MG - 35430-213


Autor: Clarissa Guimarães