Central de Imprensa

Serviço de Hemodinâmica realiza, com sucesso, embolização de miomas


A equipe de profissionais – médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e em hemodinâmica e auxiliares administrativos – que trabalha no serviço de Hemodinâmica do Hospital Arnaldo Gavazza/HAG realizou, com sucesso, procedimento de Embolização das Artérias Uterinas, a cerca de duas semanas. Ele é realizado em pacientes, mulheres, que são diagnosticadas com miomas – tumores benignos que se desenvolvem no útero com uma incidência em torno de 50% das pacientes, entre 30 e 50 anos.

"Os sinais e sintomas principais são sangramento menstrual em excesso ou mesmo em períodos irregulares (às vezes levando a anemia) e dor ou aumento do volume abdominal, o que pode comprometer a qualidade de vida da paciente", ressalta o médico Alexandre Jackson Von Sperling de Vasconcellos/Hemodinamicista e Cardiologista. Normalmente, o tratamento é feito por cirurgia, que pode ser a Miomectomia, que é a retirada dos Miomas, ou a Histerectomia, que é a retirada do útero.

Entretanto, há quase 20 anos, vem sendo realizado um procedimento minimamente invasivo, sem os riscos e complicações da cirurgia aberta que é a Embolização das Artérias Uterinas.  "É feito, apenas, com uma punção da artéria na virilha, sob anestesia local, sendo introduzidos cateteres de pequeno calibre que são levados até as artérias que levam o sangue ao útero, uma à direita e outra à esquerda. Com o cateter posicionado na Artéria Uterina são então injetadas pequenas partículas sintéticas que bloqueiam o fluxo sanguíneo ao útero, impedindo assim a nutrição dos tumores, que com o passar do tempo vão reduzindo de tamanho. É um procedimento de baixo risco e alto índice de sucesso e, o mais importante, preserva o órgão, possibilitando inclusive que a mulher engravide posteriormente", explica detalhadamente o médico.

Para a paciente J.R.E, que quis ter o nome preservado mas concordou em contar como foi a experiência, o resultado foi o melhor possível. "Muito tranquilo. No dia seguinte eu acordei ótima, sem dores, podendo retornar ao trabalho logo depois. Fiz, apenas, um repouso em casa e tomei medicamentos para prevenir possíveis dores. Mas como não sentia mais nada, após três dias parei com os remédios e retomei às minhas atividades normais", relatou a paciente.

Mesmo com larga experiência neste tipo de procedimento este foi o primeiro a ser realizado em Ponte Nova, pela equipe da Hemodinâmica do HAG. "O tratamento teve ótimo resultado e a paciente retornou às suas atividades normais em apenas quatro dias. Em poucos meses serão realizados exames de ultra-som para acompanhar a provável redução dos tumores", destacou o médico Alexandre Vasconcelos. Vale ressaltar que o diagnóstico dos Miomas Uterinos, a orientação e a indicação do tipo de tratamento são feitos, exclusivamente, pelo ginecologista da paciente. "Se ele optar pelo tratamento por embolização nós, da Hemodinâmica, estaremos à disposição para sua realização", finalizou.

   Clarissa Guimarães

 

Assessoria de Comunicação
Hospital Arnaldo Gavazza

www.gavazza.com.br

www.plamhag.com.br
(31) 3819-5054

FAX  (31) 3819-5001
Av Dr José Grossi, nº 16 - Guarapiranga
Ponte Nova - MG - 35430-213


Autor: Clarissa Guimarães