Central de Imprensa

Segurança do Trabalho em ação preventiva


A equipe da Segurança e Medicina do Trabalho, em parceria com o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar/SCIH, realizou campanha interna – ação preventiva – com foco na Luta Mundial Contra a AIDS. "A proposta, maior, foi a de estimular a reflexão sobre a importância da prevenção, além de refletir, também, que o doente de AIDS não oferece perigo. Ele precisa de AMOR e de compreensão", ressaltou equipe da Segurança, formada pelas técnicas Laura Talytha Campos e Michelle G. Santos.

A ação desenvolvida foi denominada de Patrulha de Segurança na qual as técnicas distribuíram preservativos e panfletos educativos alusivos ao tema. Teve, também, palestra com a enfermeira do SCIH, Samaritana Venâncio, que ministrou sobre a AIDS, riscos, sintomas e formas de prevenção.

O que é AIDS

A AIDS é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada, é causada pelo HIV. Como esse vírus ataca as células de defesa do corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças. Há alguns anos, receber o diagnóstico de AIDS era uma sentença de morte. Mas, hoje em dia, é possível ser soropositivo e viver com qualidade de vida. Basta tomar os medicamentos indicados e seguir corretamente as recomendações médicas.

Saber precocemente da doença é fundamental para aumentar ainda mais a sobrevida da pessoa. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda fazer o teste sempre que passar por alguma situação de risco e usar sempre o preservativo. Fonte: Ministério da Saúde.

   Clarissa Guimarães

 

Assessoria de Comunicação
Hospital Arnaldo Gavazza

www.gavazza.com.br

www.plamhag.com.br  
(31) 3819-5054

FAX  (31) 3819-5001
Av Dr José Grossi, nº 16 - Guarapiranga
Ponte Nova - MG - 35430-213


Autor: Clarissa Guimarães