Central de Imprensa

Amigo do Leito Oculto


A comissão de Humanização do Hospital Arnaldo Gavazza/HAG realizou, no dia 19 de dezembro, o Amigo do Leito Oculto. A ação, que teve como principal objetivo levar conforto e acolhimento aos pacientes do SUS durante o período natalino, contou com a participação de colaboradores e do Papai Noel, que visitou todos os leitos.

Os pacientes/amigos ocultos foram revelados momentos antes. Desta forma, quem participou comprou presentes que serviriam tanto para crianças, quanto para homens e/ou mulheres. "Os presentes foram, apenas, um modo simbólico de levarmos carinho, atenção e respeito aos nossos pacientes que neste momento natalino se encontram fragilizados e enfermos", relatou Izabela Baião/Psicóloga Hospitalar e Coordenadora da Humanização.

Amigo Oculto

Acredita-se que a brincadeira venha dos povos nórdicos que esperavam o amanhecer para trocar presentes e nesta troca diziam: Que você jamais se esqueça dos deuses sobre nós. E o presente trocado é para eternizar o pacto. Porém, é também uma brincadeira de costumes e tradições de povos pagãos. A brincadeira se popularizou no ano de 1929, em plena depressão onde não tinha dinheiro para comprar presentes para todos se fazia a brincadeira para que todos pudessem sair com presentes. Fonte: Wikipédia.

   Clarissa Guimarães

 

 

 

Autor: Clarissa Guimarães