Central de Imprensa

Centro de Otorrino completa 6 anos com uma grande novidade


O Centro de Otorrinolaringologia do Hospital Arnaldo Gavazza/HAG completou 6 anos de existência no último dia 28 de novembro. Foram convidados para participar desta grande festa secretários municipais de saúde da região, vereadores locais e da região, além do prefeito de Ponte Nova, Guto Malta e o vice José Luiz, parceiros e profissionais que já passaram pelo Centro e ajudaram na efetivação deste local que é referência microrregional (Ponte Nova, Itabirito, Manhuaçu e Viçosa) e conta com equipe altamente capacitada de médicos, assistentes sociais, fonoaudiólogas, psicólogas e do setor administrativo.

O grande anúncio feito durante a comemoração de aniversário, pelo médico coordenador do Centro de Otorrino, Sérgio Henrique Lopes, endossado pelo secretário de saúde de Ponte Nova, Ivan José da Silva, foi a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde viabilizando a resolução da SES/MG 3907, de 06 de setembro de 2013 – Sistema de Frequência Modulada/FM, indicado para crianças e adolescentes em fase escolar, de forma gratuita (através do SUS). Os kits do Sistema de Frequência Modulada/FM são uma das mais novas tecnologias utilizadas para garantir uma melhor qualidade de som para os usuários de aparelhos auditivos e pessoas que se submeteram ao implante coclear. Para ter acesso ao novo mecanismo é preciso ter idade entre 5 e 17 anos, apresentar deficiência auditiva, ser usuário de aparelhos auditivos e/ou ter feito o implante coclear, possuir domínio de linguagem oral ou em fase de desenvolvimento, e estar matriculado no Ensino Fundamental I, II ou no Ensino Médio.

Conforme determina a Política Nacional de Educação Especial (1994), a integração educativa-escolar refere-se ao processo de educar-ensinar, no mesmo grupo, tanto a criança com deficiência auditiva quanto a criança sem a deficiência auditiva, durante uma parte ou na totalidade do tempo de permanência na escola.

O Centro de Otorrino, referência regional no Serviço de Atenção à Saúde Auditiva (aparelhos auditivos), recebe pacientes de várias cidades da região, além de Ponte Nova. Desde a inauguração, em 2007,  já foram disponibilizadas mais 4 mil aparelhos auditivos (num total de 4.744 pacientes beneficiados), para pacientes do Sistema Único de Saúde/SUS. Eles são acompanhados, individualmente, durante da fase de adaptação, além de terem manutenção, periódica, dos aparelhos. Ao final de cada mês o Centro realiza, também, a Semana de Prótese Auditiva, para pacientes do SUS das cidades de Ponte Nova, Ouro Preto, Itabirito, Manhuaçu e Viçosa, aonde pessoas com deficiência auditiva têm acesso ao aparelho que as permite voltar a ouvir ou escutar pela primeira vez.

O Centro também realiza exames de audiometria, impedanciometria, teste da orelhinha e BERA. Todos estes avaliam a audição e estão disponíveis para a população através do SUS, PLAMHAG, outros convênios e particular.

      Clarissa Guimarães

 

 

 

Autor: Clarissa Guimarães