Central de Imprensa

Médico fala sobre Novembro Azul


O médico urologista do Hospital Arnaldo Gavazza/HAG, Leonardo Reis Cotta*, chama a atenção para a campanha mundial, Novembro Azul, que faz um alerta e conscientiza a população masculina sobre o câncer de próstata. Leonardo faz parte do Corpo Clínico do HAG e realiza, em média, 33 cirurgias/mês, na especialidade de urologia; sendo 8 (média) somente de câncer de próstata. Segue, abaixo, artigo escrito pelo médico.

"Após o Outubro Rosa, mais um importante passo inicia-se pela prevenção. O foco passa a ser contra o câncer de próstata. Seguindo o exemplo, o Novembro Azul integra a programação mundial de conscientização dirigida aos homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoces do tumor de próstata e de outras doenças masculinas. Sabe-se que o homem vive, em média, sete anos a menos do que a mulher, sendo que 68% das pessoas entre 20 e 59 anos, que morreram no Brasil, são homens. Eles não procuram os serviços de saúde, não praticam atividades físicas e não cuidam da alimentação regularmente; acabam tendo maior tendência para o desenvolvimento de DM, HAS, cânceres, etc.

O preconceito com o exame de toque retal ainda é forte.  Apenas 32% dos homens brasileiros declaram ter feito o exame.  Por outro lado, mais de 90% dos que temiam fazer o toque, após fazê-lo disseram que o farão novamente. Há uma estimativa de 60 mil novos casos de câncer de próstata para o ano de 2013 e de 8 mil mortes. Um em cada seis homens terá a doença e um em cada 36 morrerão da doença.

A falta de conscientização e a dificuldade para a assistência médica no sistema de saúde pública faz com que 30% dos pacientes do SUS sejam diagnosticados com câncer de próstata avançado. O câncer de próstata, na fase inicial, não há sintomas, logo a consulta anual, com a realização do exame de toque e a mensuração do PSA são essenciais para o diagnóstico precoce. Nessa fase mais de 90% dos pacientes são tratados e curados. 

Há diversos fatores de risco para o câncer de próstata: história familiar, má alimentação, hábitos de vida não saudáveis (sedentarismo, tabagismo, alcoolismo). Adotar uma dieta rica em alimentos que são fonte de licopeno (como tomate e frutas vermelhas) e adotar hábitos saudáveis auxiliam na prevenção, não só do câncer de próstata como de outras doenças.

"Novembro Azul, mês de realização da campanha, realizada para mudar de vez o cenário nacional, quebrando paradigmas e trazendo esclarecimentos que visam mudar o comportamento masculino quando o assunto é saúde, sobretudo quando envolve a próstata".

Dados o Instituto Nacional do Câncer/Inca

Segundo o Inca, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando 10% do total de cânceres. A taxa de incidência do câncer de próstata é seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

   *Leonardo Reis Cotta/ Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia/Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia, além dos seguintes cursos: Ultrassonografia de Rins e Vias Urinárias e Biópsia de  Próstata, pelo Centro de treinamento em Ultrassonografia – CETRUS; Ultrassonografia em Medicina Interna, pela Escola de Ultrassonografia de Ribeirão Preto – EURP.

 

Clarissa Guimarães

 

Assessoria de Comunicação
Hospital Arnaldo Gavazza

www.gavazza.com.br

www.plamhag.com.br  
(31) 3819-5054

FAX  (31) 3819-5001
Av Dr José Grossi, nº 16 - Guarapiranga
Ponte Nova - MG - 35430-213


Autor: Clarissa Guimarães