Central de Imprensa

Descarte de lâmpadas queimadas


Inserido na política de preservação dos valores sócio-ambientais e visando contemplar mais uma etapa do Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde/PGRSS, o Hospital Arnaldo Gavazza/HAG contratou a empresa Naturalis para descartar e descontaminar lâmpadas fluorescentes, queimadas. No último dia 25 de setembro, foram descartadas 350 lâmpadas. O projeto, que teve início no ano passado com o descarte de 300 lâmpadas, contribui para a redução dos riscos à saúde do meio ambiente e da comunidade.

Para realizar esse trabalho, a empresa Naturalis conta com uma máquina devoradora de lâmpadas. O Papa-Lâmpada é o único equipamento exclusivo, devidamente testado, para atender às normas da ABNT-NBR 10004 e o O.S.H.A, pelo método NIOSH 6099. Composto de um tambor metálico de 200 litros, o Papa-Lâmpada tem capacidade para compactar, aproximadamente, 850 lâmpadas e o possui triplo sistema de filtragem (um para pó fósforo, um para partículas de vidro e outro para retenção dos gases venosos).

No Brasil, o sistema Papa-lâmpada foi submetido a testes no IPT da Universidade de São Paulo/USP, em que recebeu certificado por atender de forma excelente à norma ABNT-NBR 10004, que dispõe sobre o descarte de resíduos sólidos. A Naturalis Minas executa os serviços com equipamento exclusivo de descarte e descontaminação de lâmpadas, testado para atender às normas da ABNT-NBR 10004.

Clarissa Guimarães

 

Assessoria de Comunicação
Hospital Arnaldo Gavazza

www.gavazza.com.br

www.plamhag.com.br  
(31) 3819-5054

FAX  (31) 3819-5001
Av Dr José Grossi, nº 16 - Guarapiranga
Ponte Nova - MG - 35430-213


Autor: Clarissa Guimarães - Assessoria de Comunicação