Central de Imprensa

Profissionais do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar ministram treinamento


A convite da empresa Laticínios Porto Alegre, a enfermeira integrante da equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar/SCIH do Hospital Arnaldo Gavazza/HAG, Mariana Boroni, participou da V Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho/SIPAT na referida empresa.

O tema da palestra, ministrada aos colaboradores da Porto Alegre, foi DST/AIDS. O Laticínio é parceiro do HAG, através do PLAMHAG – plano de saúde próprio com vasta cartela de médicos e hospitais parceiros. Um plano de saúde regulamentado pela Agência Nacional de Saúde/ANS, o PLAMHAG permite aos usuários terem acesso a todo o corpo clínico do Hospital, no consultório ou ambulatório, cobertura nacional para urgência e emergência, exames de alta complexidade, Pronto Socorro, CTI, Central de Diagnósticos, Atendimento Ambulatorial ou Internações, sem nenhum ônus para os pacientes.

Dados sobre AIDS e DST

Conforme dados do Ministério da Saúde, desde o início da epidemia, em 1980, até junho de 2012, o Brasil tem 656.701 casos registrados de AIDS (condição em que a doença já se manifestou), de acordo com o último Boletim Epidemiológico. Em 2011, foram notificados 38.776 casos da doença e a taxa de incidência de AIDS, no Brasil, foi de 20,2 casos por 100 mil habitantes. Atualmente, ainda há mais casos da doença entre os homens do que entre as mulheres, mas essa diferença vem diminuindo ao longo dos anos.

Já as doenças sexualmente transmissíveis/DST são consideradas como um dos problemas de saúde pública mais comuns em todo o mundo. Em ambos os sexos, tornam o organismo mais vulnerável a outras doenças, inclusive a AIDS, além de terem relação com a mortalidade materna e infantil. No Brasil, as estimativas da Organização Mundial de Saúde/OMS de infecções de transmissão sexual na população sexualmente ativa, a cada ano, são: Sífilis: 937.000; Gonorreia: 1.541.800; Clamídia: 1.967.200; Herpes genital: 640.900 e HPV: 685.400.

Clarissa Guimarães

 

Assessoria de Comunicação
Hospital Arnaldo Gavazza

www.gavazza.com.br

www.plamhag.com.br
 (31) 3819-5054

FAX  (31) 3819-5001
Av Dr José Grossi, nº 16 - Guarapiranga
Ponte Nova - MG - 35430-213


Autor: Clarissa Guimarães - Assessoria de Comunicação