Central de Imprensa

Paciente agradece aos profissionais do Centro de Otorrino


"Eu estava dentro de uma casca de ovo". É desta forma que a paciente Marta de Albuquerque Ferreira Neves, de 60 anos, moradora do Quintão – zona rural da cidade de Dom Silvério, definiu seu estado antes de conhecer o Centro de Otorrinolaringologia do Hospital Arnaldo Gavazza/HAG e ter a oportunidade de voltar a ouvir. A senhora Marta relatou que teve uma perda auditiva ao longo do tempo, mas que nunca comunicou à família ou amigos, por vergonha. Com o passar dos anos ela foi se fechando para as pessoas e sua vida social deixou de ser prazerosa. Parou de ir aos encontros bíblicos, de ir a festas, reuniões em famílias. Foi se tornando uma pessoa triste e cada vez mais sozinha.

Foi quando, por intermédio de um médico da cidade de Dom Silvério e uma prima, ela resolveu contar à família que estava surda. "Minha mãe saiu do isolamento", relatou a filha Marta da Consolação Ferreira Neves e completou: "A auto-estima dela mudou, agora sim, é a pessoa que sempre foi". Marta de Albuquerque é paciente do Centro de Otorrino desde novembro do ano passado, quando recebeu a prótese auditiva e pode voltar a ouvir. "O aparelho é discreto e me devolveu a capacidade de escutar. Incentivo todas as pessoas a virem aqui. É uma benção de Deus e eu só tenho a agradecer a todos os profissionais que aqui trabalham", contou emocionada a senhora Marta, que dá um último conselho às pessoas que têm deficiência auditiva: "Não se isolem, procurem recurso".

O HAG, referência regional no Serviço de Atenção à Saúde Auditiva (próteses auditivas) através do Centro de Otorrinolaringologia, recebe pacientes de várias cidades da região, além de Ponte Nova. Desde a inauguração, em 2007,  já foram disponibilizadas mais 4 mil próteses auditivas, para pacientes do Sistema Único de Saúde/SUS. Eles são acompanhados, individualmente, durante da fase de adaptação, além de terem manutenção, periódica, dos aparelhos.

O Centro também realiza exames de audiometria, impedanciometria, teste da orelhinha e BERA. Todos estes exames avaliam a audição e estão disponíveis para a população através do SUS, PLAMHAG, outros convênios e particular.

Clarissa Guimarães

 

Assessoria de Comunicação
Hospital Arnaldo Gavazza

www.gavazza.com.br

www.plamhag.com.br
 (31) 3819-5054

FAX  (31) 3819-5001
Av Dr José Grossi, nº 16 - Guarapiranga
Ponte Nova - MG - 35430-213


Autor: Clarissa Guimarães - Assessoria de Comunicação