Central de Imprensa

Hospital recebe importante doação para a Brinquedoteca


Ser um Hospital Filantrópico significa ser reconhecido como entidade beneficente e sem fins lucrativos. A origem etimológica da palavra filantropia significa "amizade pela humanidade". O Hospital Arnaldo Gavazza/HAG é uma Instituição Filantrópica que destina mais de 60% dos atendimentos aos pacientes do Sistema Único de Saúde/SUS. Por isso é tão importante que exista parceria entre o Hospital e entidades públicas e privadas, além do voluntariado.

Recentemente, a empresa BCR Comércio e Indústria SA, por intermédio do diretor administrativo Carlos Bartolomeu, doou R$ 15.000,00 à Fundação Filantrópica e Beneficente de Saúde Arnaldo Gavazza Filho que serão destinados à adequação da Brinquedoteca. A liberação do recurso faz parte de um projeto, protocolado em 21 de agosto deste ano, e encaminhado à Secretaria Municipal de Assistência Social de Ponte Nova. Após aprovação, por parte do secretário Hermano Luis dos Santos, a BCR depositou o valor citado na conta bancária do Fundo da Infância e Adolescente/FIA do município para, então, ser repassado à Fundação. O repasse oficial será feito durante reunião do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente/CMDCA, no próximo dia 10 de setembro. 

Para o superintendente executivo do HAG, Tarcísio Dayrell Neiva, esta ação irá contribuir bastante no tratamento das crianças: "Será muito útil na recuperação das crianças aqui internadas". A psicóloga hospitalar, Izabela Baião, concorda e completa: "Sem dúvida o apoio da Bartofil está sendo primordial para implantação e realização desse projeto. Acreditamos fielmente no ganho que será para nossa Instituição, nossos pacientes e familiares".

Brinquedoteca

A brinquedoteca hospitalar tem o objetivo de tornar o ambiente mais alegre e menos traumatizante, favorecendo melhores condições para a recuperação da criança, uma vez que o processo de internação provoca sérias alterações na vida cotidiana da mesma, impondo-lhe um ambiente desconhecido formado por regras, limites e distanciamentos.

O local oferece para a criança alegria, estimulando a fantasia através dos brinquedos e do brincar, proporcionando mecanismos que fazem com que elas se sintam à vontade, mesmo em um ambiente diferente. Com propósito de atender e oferecer às crianças um lugar favorável a sua recuperação contribui também para a formação educacional da criança em novo conceito de atendimento hospitalar na pediatria.

A brinquedoteca do HAG terá: mesas infantis, pufes, estantes, armário para guardar os materiais, espelho, livros infantis, fantasias, lápis coloridos e materiais escolares, CDs de histórias e músicas, brinquedos, bonecas, carrinhos e jogos. Para ajudar na recuperação, de forma lúdica e criativa, o local terá a presença dos voluntários da equipe Doutores Show Riso/HAG, bem como a atuação constante de colaboradores da Pastoral da Saúde/HAG e integrantes da Comissão de Humanização, o Humanizagavazza.

Clarissa Guimarães

 

Assessoria de Comunicação
Hospital Arnaldo Gavazza

www.gavazza.com.br

www.plamhag.com.br
 (31) 3819-5054

FAX  (31) 3819-5001
Av Dr José Grossi, nº 16 - Guarapiranga
Ponte Nova - MG - 35430-213


Autor: Clarissa Guimarães - Assessoria de Comunicação