Central de Imprensa

Fisioterapeuta em entrevista à TV Educar


A coordenadora da equipe de fisioterapia do CTI do Hospital Arnaldo Gavazza/HAG, Jocimar Martins, em entrevista ao repórter Ricardo Mota, pela TV Educar de Ponte Nova, falou sobre as técnicas utilizadas na terapia intensiva e trabalhos desenvolvidos na área. A entrevista vai ao ar na próxima sexta-feira, 6 de setembro, no Jornal Educar, a partir das 18h30.

No Brasil, após a Resolução – RDC de número 7 do ano de 2010, ficou estabelecido que para as Unidades de Terapia Intensiva funcionarem em Hospitais é necessário, dentre outras disposições, a presença de um profissional fisioterapeuta como coordenador da equipe de fisioterapia, com carga horária de 18 horas diárias de atuação, nos turnos matutino, vespertino e noturno. No HAG esta norma já era praticada, mesmo antes da resolução, o que sempre permitiu ao paciente ter um acompanhamento em tempo real, com qualidade, humanização e resultados satisfatórios.

Jocimar, que também é presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva/ASSOBRAFIR, destacou uma das técnicas utilizadas pela equipe do CTI do HAG durante a permanência de um paciente, que é o Ortostatismo Passivo, um método no qual o paciente fica na posição vertical (em pé) - com auxílio do próprio leito - para poder respirar, garantindo assim uma melhor estimulação e qualidade respiratória. A elevação é gradativa, para que o corpo se adapte a esta nova posição, pois, dependendo da posição, seja deitada, sentada ou em pé, o funcionamento do corpo se comportará de maneiras diferentes (batimentos cardíacos, respiração, calibre dos vasos sanguíneos, fluxo de sangue, diversos órgãos, etc). Dentre os benefícios, está a melhora da qualidade física do paciente, permitindo uma boa circulação sanguínea, respiração e funcionamento de alguns órgãos.

O CTI do HAG, atualmente, conta com 13 leitos, sendo 10 destinados aos pacientes do Sistema Único de Saúde/SUS. É um setor que prima pela qualidade e excelência, sendo referência regional.   

Clarissa Guimarães

 

Assessoria de Comunicação
Hospital Arnaldo Gavazza

www.gavazza.com.br

www.plamhag.com.br
 (31) 3819-5054

FAX  (31) 3819-5001
Av Dr José Grossi, nº 16 - Guarapiranga
Ponte Nova - MG - 35430-213


Autor: Clarissa Guimarães - Assessoria de Comunicação