Central de Imprensa

Estatísticas de pacientes atendidos no Centro de Otorrino


Conforme dados apresentados pela coordenação do Centro de Otorrinolaringologia do Hospital Arnaldo Gavazza/HAG, de janeiro de 2008 a julho de 2013, o Centro atendeu 4.504 pacientes, sendo a maioria maior de 60 anos, num total de 2.346 pessoas, entre homens e mulheres. Pacientes do sexo feminino têm uma predominância nos atendimentos, somando 2.381, entre crianças acima de 3 anos, jovens, adultas e idosas.  

Entre os motivos pelos quais os pacientes procuram pelo Centro de Otorrino o principal está relacionado à diminuição auditiva em razão do envelhecimento, na medicina chamado de presbiacusia. As perdas auditivas são relacionadas como sendo por razões neurossensoriais, mistas, condutivas e neuropatias auditivas, e o grau assimétrico é o mais constatado nos pacientes que procuram pelos profissionais do Centro de Otorrino.

O HAG referência regional no Serviço de Atenção à Saúde Auditiva (próteses auditivas), através do Centro de Otorrinolaringologia, e recebe pacientes de várias cidades da região, além de Ponte Nova. Desde a inauguração, em 2007,  já foram disponibilizadas mais 4 mil próteses auditivas, para pacientes do Sistema Único de Saúde/SUS. Eles são acompanhados, individualmente, durante da fase de adaptação, além de terem manutenção, periódica, dos aparelhos.

O Centro também realiza exames de audiometria, impedanciometria, teste da orelhinha e BERA. Todos estes exames avaliam a audição e estão disponíveis para a população através do SUS, PLAMHAG, outros convênios e particular.

Clarissa Guimarães

 

 


Autor: Clarissa Guimarães - Assessoria de Comunicação